História

29871699_438214999951749_5951118653924534577_o.jpg
Design sem nome (11).png

Escola de caráter confessional católica

O trabalho educativo do Instituto Nossa Senhora do Sagrado Coração se pauta numa proposta Evangélico-libertadora, onde a opção pela pessoa na sua vocação fundamental de comunhão e participação se constrói numa nova concepção de Pessoa Humana, de Educação, de Igreja, de Sociedade, tendo como principais objetivos:

Imprimir visão cristã em todo o processo educativo;
Habilitar o educando na busca da integração social e comunitária, com visão objetiva e senso crítico da realidade de maneira a atingir sua autêntica liberdade;
Capacitar o educando para uma aquisição de valores humanos e cristãos;
Orientá-lo para o testemunho de doação de serviço como proposta à vocação cristã, levando-o a ser força atuante na construção de um mundo mais humano e mais justo.
Desenvolver suas potencialidades físicas, morais, intelectuais e espirituais, de maneira a atingir sua autêntica liberdade.

Uma história que passa pelo coração
O Instituto Nossa Senhora do Sagrado Coração – Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio – com sede em Divinópolis, MG, é uma Comunidade Educativa fundada e mantida pela Sociedade das Filhas de Nossa Senhora do Sagrado Coração.

O Instituto foi fundado em 15 de junho de 1929, por uma Sociedade de leigos, sob a denominação de “Escola Normal Mário Casassanta’’ em homenagem ao ilustre educador mineiro e amigo de Divinópolis. A princípio, a Escola ficou instalada no prédio da Câmara Municipal, à Rua São Paulo. A primeira formatura se deu em 1931. Em 1936, a Prefeitura fez a doação da Escola Normal à Sociedade das Filhas de Nossa Senhora do Sagrado Coração. Em janeiro de 1937, chegaram a Divinópolis as três Irmãs que coordenaram a Escola: Madre Maria Leona, Ir. Maria Pia e Ir. Gema e se instalaram no prédio na praça da Catedral. Em 1938, tomou posse como Diretora, Ir. Maria Valéria. Com ela, começou um plano de expansão e a construção do prédio novo, cuja pedra foi lançada em 25 de maio de 1941.