top of page
  • Foto do escritorInstituto Nossa Senhora do Sagrado Coração

Projetos diferenciados tem destaque no INSSC

Matemática, Português, História e Física são conteúdos fundamentais para a aprovação no vestibular e conquistar uma nova carreira.

Porém, alguns conhecimentos são tão importantes quanto estes para o desenvolvimento de um ser humano fraterno e com inteligência emocional. No Instituto Nossa Senhora do Sagrado Coração (INSSC), além do estudo de qualidade e excelência, destacam-se os inúmeros projetos realizados durante o ano com os alunos para desenvolver estes valores.

Um destes é o Projeto Global. Através de apresentações de teatro, música, pintura, entre outros, os alunos trazem a sua representação da cultura brasileira. De acordo com a diretora da escola, Irmã Regina Célia, a formação de um cidadão sensível, porém crítico, pode ser norteada pelo estudo da humanidade através de suas manifestações artísticas. “Como proposta para esse projeto temos como opção o desenvolvimento de pesquisas interdisciplinares onde as ciências e as artes estarão de mãos dadas. Essa percepção poderá ser despertada pela pesquisa, onde o aluno se deparará com a grande importância que as ciências tiveram no avanço da construção da linguagem artística durante a formação dos povos”, explica.

Outro projeto que tem destaque na escola é o Sagrado Solidário, que reúne donativos como alimentos, roupas e brinquedos, sempre doados às instituições de caridade da cidade, conforme diz o ditado popular “Quem tem fome tem pressa!”. Essa pressa se tornou ainda maior diante do atual momento e a necessidade de um isolamento social durante a pandemia da Covid-19. “Diante dessa realidade, que se faz urgente, a Rede Sagrado Coração, deseja se fazer solidária com aqueles que menos têm. Deseja alargar o coração como fazia Jesus, sempre que se deparava com uma realidade de dor, de sofrimento, de morte. Nosso desejo é que os pequenos gestos se tornem alento e certeza que Deus em sua infinita misericórdia, alcance a cada um de nós”, explica a diretora. Casa Isabel, Vila Vicentina, Comunidade Sacramento de Amor, Casa Dia, são as instituições beneficiadas atualmente.


Solidariedade


Em conjunto com esta ideia, surge o projeto “Dia da Solidariedade” com o profundo desejo de que os alunos possam “sair em missão”, no intuito de ir ao encontro de realidades que gritam por atenção e presença amorosa. Esse projeto pretende realizar uma significativa experiência de missão junto a uma realidade que sintetize bem essa necessidade.


A família também participa ativamente dos projetos realizados pela escola. Um deles é o programa “Construindo Relações”, que visa unir família e escola, para minimizar os impactos emocionais causados na pandemia. “Por isso, precisamos, mais do que nunca, favorecer o acolhimento das emoções e sentimentos, com interações fundamentadas nos princípios e valores cristãos, com vivências que oportunizem o diálogo e a troca de experiências”, conta Irmã Regina.


INSSC

Há 92 anos, o Instituto Nossa Senhora do Sagrado Coração (INSSC) prepara estudantes para um futuro transformador. Faça parte deste time de campeões: matrículas abertas para novos alunos. Aproveite.


15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page