História


Instituto Nossa Senhora do Sagrado Coração, Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, com sede em Divinópolis, MG, é uma Comunidade Educativa fundada e mantida pela Sociedade das Filhas de Nossa Senhora do Sagrado Coração.

O Instituto foi fundado em 15 de junho de 1929, por uma Sociedade de leigos, sob a denominação de “Escola Normal Mário Casassanta”, homenagem ao ilustre Educador mineiro, amigo de Divinópolis. A princípio a Escola ficou instalada no prédio da Câmara Municipal, à Rua São Paulo. A primeira formatura se deu em 1931.

Em 1936, a Prefeitura fez a doação da Escola Normal à Sociedade das Filhas de Nossa Senhora do Sagrado Coração.

Em janeiro de 1937, chegaram a Divinópolis as três Irmãs que dirigiriam a Escola: Madre Maria Leona, Ir. Maria Pia e Ir. Gema e se instalaram no prédio na praça da Catedral.

Em 1938 tomou posse, como Diretora, Ir. Maria Valéria. Com ela começou um plano de expansão e a construção do prédio novo, cuja pedra foi lançada em 25 de maio de 1941.

Em 1961, o Estabelecimento então constituído “Escola Normal Mário Casassanta”, e o Curso Primário anexo ao Curso Normal, pelo “Ginásio e “Escola Técnica de Comércio Nossa Senhora do Sagrado Coração”; recebeu a denominação de Instituto Nossa Senhora do Sagrado Coração.

Em resposta à demanda da população divinopolitana, o Instituto ministrou vários Cursos: Normal (Magistério), Técnico, Tradutor e Intérprete, Auxiliar de Escritório e Técnico em Laboratório de Prótese Odontológica. A partir de 2001, o Instituto passou a manter somente a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

O Instituto continua crescendo com colaboração de todos, que por aqui passam: Diretoras, Irmãs, educadores, pais e amigos, encaminhando toda comunidade educativa para formação da cidadania consciente e dos valores humanos e cristãos.

O Instituto Nossa Senhora do Sagrado Coração procura promover e estimular o desenvolvimento de habilidades e competências, operações do pensamento e a vivência de valores por intermédio de projetos e experiências diversas do cotidiano escolar.

Nossa preocupação e empenho é fazer uma educação que passa pelo coração.