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ENSINO

Fundamental

O Ensino Fundamental está dividido em anos iniciais e anos finais.

O Ensino Fundamental I – Anos Iniciais (1º ao 5º ano) é a continuidade da Educação Infantil. Nesta etapa de ensino em que grandes transformações na aprendizagem da criança ocorrem, todo o trabalho vinculado às diversas áreas do conhecimento é expandido, ganhando mais significado e aumentando o interesse dos alunos pelos temas abordados.

Nossa proposta pedagógica visa o desenvolvimento integral do aluno – intelectual, humana, espiritual, ética e social. Com o foco principal na interação, na habilidade socioemocional e com o desenvolvimento das metodologias ativas, onde o professor é o mediador e o aluno, o protagonista da aprendizagem.

A progressão do conhecimento ocorre pela consolidação das aprendizagens anteriores e pela ampliação das práticas de linguagem e da experiência estética e intercultural das crianças, considerando tanto seus interesses e suas expectativas quanto o que ainda precisam aprender. Os educadores desenvolvem estratégias desafiadoras e contextualizadas para que os alunos possam aprender a fazer, aprender a ser e aprender a conviver.

Os componentes curriculares são desenvolvidos de forma a proporcionar um ambiente escolar favorável à aprendizagem no qual todas as ações favorecem um repertório de significados. Assim, aquele que aprende pode utilizá-los na compreensão dos fenômenos e no entendimento da prática social.

Atividades diferenciadas, como aulas interativas, leituras invertidas, gamificação, teatros, excursões pedagógicas, experimentos laboratoriais e práticas esportivas oportunizam a vivência e a sistematização dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, despertam emoções e estimulam o protagonismo.

O Ensino Fundamental II – anos finais-  é a etapa da Educação Básica que vai do 6º ao 9º ano, na qual se aprofundam conhecimentos introduzidos no Ensino Fundamental I e prepara-se o aluno para o Ensino Médio. Para isso, o estudante passa a contar com mais disciplinas e professores especialistas em cada uma delas.

Nesse ciclo, além de retomar e ressignificar os conteúdos vistos anteriormente, os professores têm o desafio de apresentar conceitos mais complexos aos alunos, que serão importantes para facilitar a aprendizagem no ciclo seguinte, o Ensino Médio.

Segundo a Base Nacional Comum Curricular, nesse ciclo o planejamento é realizado de forma a “estimular a reflexão e a análise aprofundada e contribuir para o desenvolvimento, no estudante, de uma atitude crítica. O Instituto vai além, apresentando uma proposta fundamentada em valores cristãos e conectando os conteúdos dessa etapa com as características, os interesses e individualidades dos estudantes contribuindo para o seu projeto de vida.

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